terça-feira, 21 de setembro de 2010

Rio Grande do Sul: o orgulho de ser gaúcho




Algo que realmente é motivo de orgulho nesse país. O orgulho de ser gaúcho. De ter nascido neste Estado que não tem apenas uma grande e inesquecível História, mas que possui uma riqueza cultural ímpar. Mais do que um povo com um potencial sem limite, os gaúchos são, a desgosto de muito brasileiro, inclusive, uma verdadeira nação. 

Nesse sentido pontuo, aliás, que se o patriotismo brasileiro existe, ele parece ter alguma demonstração somente nas épocas de Copa do Mundo. Por outro lado, os gaúchos não deixam esse sentimento de lado durante os quatro anos de espera pela próxima Copa, pelo contrário, no Rio Grande do Sul, a população valoriza o seu território em tempo integral. É claro que motivos para isso não faltam, afinal uma epopeia como a farroupilha não é para qualquer um. Além disso, a riqueza cultural do tradicionalismo que se mantém viva até hoje, em pleno século 21, com todos os recursos e inovações tecnológicas, é a prova de que a cultura rio-grandense é de uma força imensurável e definitivamente veio para ficar.

E as façanhas? Ah, também foram muitas. E continuam acontecendo. Ficaram sabendo da última? As comemorações e homenagens na data máxima do Estado, a Revolução Farroupilha – 20 de Setembro – chegaram às redes sociais na internet. Não faltaram citações parabenizando o Estado. E mais: O Rio Grande do Sul conseguiu na atualidade um feito que uma das principais datas comemorativas nacionais não alcançou. No dia 7 de Setembro – Dia da Independência do Brasil – a comunidade internauta de todo o país não conseguiu, ou não se deu o trabalho talvez, de colocar o dia entre os assuntos mais falados no twitter (TT’s). Já os gaúchos, conseguiram levar o tema “Revolução Farroupilha” ao topo da bendita lista! Isso simplesmente é a comprovação de que antes de sermos brasileiros, somos gaúchos e que nosso patriotismo é eterno sim, mas com o Rio Grande do Sul, o qual realmente possui uma nação.

E como tudo que é bem sucedido, é invejado e, assim como no auge da revolução farrapa, o gaúcho continua sendo incompreendido: hoje é alvo de piadas, tido como grosso, não raras vezes é desvalorizado nacionalmente. Ainda no twitter tiveram muitas manifestações de repudio ao orgulho gaúcho. Sei que corro o risco de parecer revoltada, mas que a verdade seja dita, vivemos no ápice da revolução digital e o Brasil continua não merecendo o Rio Grande do Sul como na Revolução Farroupilha! E essa revolta vêm de onde? Do legado atemporal que faz dos gaúchos uma nação com um enorme potencial como se vê nos talentos que exportamos, nas ideias que criamos e na postura crítica de quem tem valores e capacidade suficientes para através de sua visão crítica continuar fazendo História. Temos sim, muitos motivos para valorizar a nossa cultura. Já aqueles que não possuem o que celebrar e tampouco valorizar, podem tentar inutilmente ofuscar o orgulho alheio, mas sem a menor chance de apagar a magnitude de uma terra de gigantes.

Andressa Barbosa

5 comentários:

  1. Tudo um bando de invejosos! Nessas horas temos que nos exaltar mesmo, e ter orgulho de fazer parte desse povo. Parabéns pelo post, Excelente texto. :)

    ResponderExcluir
  2. Parabéns!!! Estás te superando a cada dia!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Bah pessoal, agradeço a força. Valeu mesmo, isso é um grande incentivo. E fico ainda mais feliz em saber que mais gente partilha desse pensamento! é isso aí gauchada!!!

    ResponderExcluir
  4. Meus parabéns um ótimo post, Rio Grande do Su, sem duvido é 1º mundo. Diferente da maioria dos estados do Brasil, na verdade tirando nos Paraná, Santa Catarina, e o "velho Rio Grande", o resto e lixo. Mesmo São Paulo com seu potencial econômico e um lixo sem cultura, so tem maconheiro e mais nada.

    ResponderExcluir